Feriado do Dia do Trabalho tem chuva e tempo instável na maior parte da Bahia

Feriado do Dia do Trabalho tem chuva e tempo instável na maior parte da Bahia

Foto: TV Bahia

O feriado do Dia do Trabalho, celebrado nesta segunda-feira (1º), será de chuva e tempo instável na maior parte da Bahia, cenário que deve permanecer durante toda a semana. As regiões sul, extremo sul e sudoeste têm alertas para o perigo decorrente dos temporais. Confira:

Salvador e região metropolitana

Na capital baiana, as temperaturas ficarão entre 24ºC e 29ºC, neste feriado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada nos três dias. A umidade máxima vai até 90% e os ventos se manterão de fracos a moderados.

O boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na última sexta-feira (28), apontou 15 praias impróprias para banho em Salvador, entre elas Porto da Barra, Farol da Barra, Itapuã, Pedra Furada, Tubarão e Armação, que ficam em regiões turísticas.

Nas cidades da RMS, a previsão será semelhante. Em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Mata de São João, na Linha Verde, as temperaturas vão variar de 25ºC a 29ºC, também com ventos fracos e chance de chuva isolada.

Chapada Diamantina e baixo-sul

Tempo instável e previsão de chuva na Chapada Diamantina — Foto:  Foto: Reprodução/Jornal da Chapada

Tempo instável e previsão de chuva na Chapada Diamantina — Foto: Foto: Reprodução/Jornal da Chapada

Na região da Chapada, apesar da umidade máxima chegar a 100%, a chuva cairá de forma isolada, em forma de pancadas. Em Lençóis, a segunda será de muitas nuvens, com temperaturas mais baixas e termômetros marcando 19ºC.

Em Cairu, onde ficam grandes destinos turísticos do baixo-sul, como Morro de São Paulo e Boipeba, a previsão é de nuvens com chuva isolada, em meio às temperaturas de 24ºC a 28ºC. Os ventos também serão fracos.

Sul e sudoeste

Chuva causa estragos em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia  — Foto: Eric Luís Carvalho, g1

Chuva causa estragos em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia — Foto: Eric Luís Carvalho, g1

Do sul ao extremo sul da Bahia, cidades serão atingidas por muita chuvas e até trovoadas. Grande parte da faixa desta região está com o alerta do Inmet para o perigo de chuvas intensas, que podem levar ao risco de quedas de energia e galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As regiões sul e extremo sul enfrentam uma nova onda de fortes chuvas que afetam milhares de pessoas e com prejuízos em 27 cidades. Ao menos seis municípios estão com decreto de situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi, Porto Seguro e Caraíbas.

 Vitória da Conquista também teve transtornos causados pela chuva — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Vitória da Conquista também teve transtornos causados pela chuva — Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, as chuvas caem isoladas em diversos momentos do dia. As temperaturas ficam entre 22ºC e 28ºC. Em Ilhéus, a previsão é semelhante, mas as temperaturas variam de 23ºC a 31ºC.

Na região sudoeste, Vitória da Conquista terá mínimas ainda menores, chegando a 17ºC, enquanto as máximas se elevam até 29ºC. A cidade também está na faixa de alerta de perigo de chuvas intensas. A umidade chega a 100%, assim como em Jequié, a variação será de 19ºC a 30ºC, também com muitas nuvens e chuva isolada.

Norte e oeste

Juazeiro — Foto: Antônio Amorim/TV São Francisco

Juazeiro — Foto: Antônio Amorim/TV São Francisco

O Inmet também tem previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva contínuas na região norte da Bahia. A cidade de Paulo Afonso fica com temperatura entre 23ºC e 33ºC e ventos moderados. Em Juazeiro as pancadas de chuva só devem cair à tarde, com variação será de 20ºC a 33ºC na temperatura.

Em Luís Eduardo Magalhães, todo o feriadão será nublado, com pancadas de chuva e a umidade máxima chegando a 100%, enquanto as máximas ficam em 19ºC e as mínimas em 29ºC. Já Barreiras tem temperaturas de 19ºC a 32ºC.

fonte: G1

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *