Família de baleias passeiam pela Baía de Todos-os-Santos

Um grupo formado por, pelo menos, oito baleias foi avistado na manhã deste sábado (06) na Baía de Todos-os-Santos, nas imediações do ponto de turismo aquático onde está afundado o ferry boat Agenor Gordilho. Imagens foram registradas por um mergulhador que ficou impressionado com o número de animais reunidos.
“Tenho 35 anos de mergulho e nunca tinha visto um grupo tão grande. Elas faziam um balé com mergulhos e borrifadas. Tive a sensação de que era uma família em passeio pelas águas da Baía de Todos-os-Santos”, comentou o instrutor de mergulho Gilson Galvão.
“É uma emoção linda.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/z/g/F4B9oUSH6aKBTXOafmAQ/baleia-em-salvador.jpeg?w=640&ssl=1)
Mergulhadores registram imagens de grupo de baleias na Baía de Todos-os-santos — Foto: Gilson Galvão / Instrutor de mergulho
O registro das imagens aconteceu por volta das 9 horas deste sábado. O instrutor estava em um barco com dez pessoas que se preparam para mergulhar quando os animais foram avistados a cerca de 100 metros de distância. Elas seguiam no sentido do Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador e onde também foram vistas baleias na última quarta-feira.
Nessa época do ano é frequente a presença de baleias que saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes do litoral brasileiro para o período de reprodução, que geralmente dura entre julho e novembro. Elas chegam a ter 16 metros e pesar 40 toneladas.
Galvão aproveita para alerta navegantes que redobrem a atenção. As baleias são animais de grande porte e acidente podem acontecer com embarcações. “É preciso ter cautela”, finaliza.