Coleta de dados em domicílios começa nesta segunda-feira na Bahia

A coleta de dados em domicílios para o Censo Demográfico 2022, que é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começou nesta segunda-feira (1º) em todo o país. Na Bahia, 12.485 recenseadores deverão visitar cerca de 5 milhões de residências em todos os 417 municípios do estado.

Conforme o IBGE, só em Salvador, serão recenseadas em torno de 1,1 milhão de domicílios. Para isso, cerca de 2,9 mil pessoas ficaram responsáveis por fazer a coleta de dados na capital baiana.

Thank you for watching

Nesta edição, o censo trará, pela primeira vez, informações sobre quilombolas e diagnóstico de autismo. Também há perguntas sobre temas como religião, população indígena, deficiência, migração, deslocamentos para trabalho ou estudo, favelas, entre outros. Os assuntos são pesquisados por meio de dois questionários:

  • O básico ou “questionário do universo”, que todos os domicílios respondem e é mais curto. Ele tem 26 questões e, em média, pode ser respondido em cinco minutos;
  • Já o questionário completo ou “da amostra” é formado pelo básico mais um complemento e conta com 77 questões. Ele é aplicado a cerca de 10% dos domicílios do país e são necessários, em média, 16 minutos para respondê-lo, no entanto, o tempo de resposta pode variar de acordo com algumas características, como o número de moradores por domicílio.

Em cada residência, pelo menos uma pessoa é entrevistada, e ela poderá responder por todos os demais moradores, se for o caso. Além disse, será possível responder ao censo presencialmente, durante a visita do recenseador, pela internet ou por telefone.

No primeiro caso (internet), o morador será cadastrado e receberá, por e-mail, um link com senha. Ele terá então um prazo de sete dias para responder o questionário. Já no segundo caso (telefone), é agendada uma ligação, que será feita pela equipe do IBGE, para coletar as informações.

De acordo com o IBGE, as informações coletadas pelo censo são essenciais para a elaboração e avaliação de políticas públicas, para o planejamento e tomada de decisões das diferentes esferas de governo, da iniciativa privada e da sociedade em geral, para estudos acadêmicos e científicos, para a representação política e para o repasse de recursos aos estados e municípios.

A previsão de é que os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 sejam divulgados em dezembro deste ano.

Ao visitar os domicílios, todos estarão uniformizados e poderão ter suas identidades confirmadas pelo 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.

Recenseadores estarão uniformizados durante a visita — Foto: Divulgação/IBGE
Recenseadores estarão uniformizados durante a visita — Foto: Divulgação/IBGE

fonte: G1

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.