Popularidade digital: ACM Neto lidera entre pré-candidatos na BA

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) ficou acima dos adversários João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT) durante os últimos três meses no ranking de popularidade digital criado pela consultoria Quaest e publicado mensalmente pela Folha.

Ele lidera o índice com folga nesta quinta (21) entre os pré-candidatos ao Governo da Bahia: tem 68,6, enquanto os rivais ficam com 45,2 e 40,7, respectivamente. Já Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) seguem bem atrás, com 11,2 e 11,0.

O Índice de Popularidade Digital (IPD) vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja o desempenho dos pré-candidatos na Bahia de 24 de abril a 21 de julho:

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.