Salvador e cidades do extremo sul da BA se preparam para alta temporada de turistas em julho

A Bahia está entre os destinos turísticos mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021, segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo e do IBGE, e no mês de julho, durante as férias escolares, os moradores do sudeste do país aproveitam o período de descanso para visitar o estado e fugir do frio.

Ainda segundo a pesquisa, divulgada na quinta-feira (7), praticamente uma em cada 10 viagens (9,5%) feitas no país tiveram como destino as cidades baianas. O estado também aparece entre os dez onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1,1 bilhão arrecadado no período.

Salvador, além dos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos , no extremo sul do estado, estão entre os escolhidos pelos visitantes.

O g1 preparou uma reportagem sobre a expectativa do turismo para essas cidades, dicas para ajudar no roteiro das viagens e um passo a passo de como chegar a alguns dos destinos paradisíacos.

Salvador

O Pelourinho, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, é um deles.  — Foto: Karoline Moreira

O Pelourinho, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, é um deles. — Foto: Karoline Moreira

Salvador é um dos principais destinos do estado e o Pelourinho, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, é um deles.

O Centro Histórico da capital baiana, onde fica o Pelourinho, conta com mais de 800 prédios construídos nos tempos do Brasil Colônia. Também oferece o melhor da gastronomia baiana e muitos lugares para deixar a viagem registrada em foto.

O Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa (na região do Mercado Modelo) à Cidade Alta. — Foto: Divulgação/Semob

O Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa (na região do Mercado Modelo) à Cidade Alta. — Foto: Divulgação/Semob

A capital baiana também possui o maior elevador público do país. O Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa (na região do Mercado Modelo) à Cidade Alta, e quem passa por ali pode se encantar com uma das vistas mais privilegiadas da cidade: a Baía de Todos-os-Santos.

Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador — Foto: Matheus Simoni/TV Bahia

Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador — Foto: Matheus Simoni/TV Bahia

Salvador ainda tem como ponto turístico o Farol da Barra, o queridinho dos soteropolitanos e dos visitantes.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Andrea Mendonça, a expectativa é que Salvador continue entre os destinos mais procurados em qualquer época do ano.

“A Prefeitura tem investido bastante em ações de marketing digital divulgando a cidade, qualificação dos trabalhadores ligado ao setor de turismo, entrega de equipamentos culturais, dentre outras ações. Nossa meta é se tornar o destino mais visitado pelo turista nacional e internacional,” afirmou.

Praia de São Tomé, no subúrbio de Salvador — Foto: Lílian Marques/TV Bahia

Praia de São Tomé, no subúrbio de Salvador — Foto: Lílian Marques/TV Bahia

Itaparica

Itaparica fica perto de Salvador — Foto: Itana Alencar/g1

Itaparica fica perto de Salvador — Foto: Itana Alencar/g1

Do lado de Salvador está a ilha de Itaparica, que além da beleza, guarda a memória da história por ter sido um local importante nas batalhas da Independência do Brasil na Bahia. A ilha era um local estratégico, porque era onde entravam as tropas portuguesas.

Hoje, a ilha é um dos locais preferidos dos baianos para a época de férias. A praia mais famosa é a Ponta de Areia, que conta com boa estrutura e é excelente para os banhistas.

Os turistas também podem fazer o passeio para a Ilha dos Frades, na Praia de Cacha Pregos, é considerada uma das melhores. Uma parada obrigatória para os visitantes que desejam conhecer um pouco mais a culinária local é o restaurante Manguezal.

O atrativo é um dos locais preferidos dos baianos para a época de férias.  — Foto: Itana Alencar/g1

O atrativo é um dos locais preferidos dos baianos para a época de férias. — Foto: Itana Alencar/g1

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.