Ufba anuncia retorno do semestre 100% presencial em 2022.2

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou o retorno do semestre 100% presencial na instituição. A medida passa a valer a partir de 2022.2, com oferta regular de componentes curriculares na modalidade presencial e para público mais amplo. Resolução 03/2022 foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), na segunda-feira (6).

A decisão, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), na segunda-feira (6), é válida para estudantes, servidores docentes, além de técnicos-administrativos de qualquer idade. Segundo a Ufba, A resolução tem amparo na análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consuni pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, que avalia com estável a taxa de contaminação e mortalidade nas últimas semanas.

No entato, fica mantida à comunidade da instituição, a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo, com recomendação de manutenção de doses de refoço em dia.

Já a oferta de disciplinas deverá ser, quase totalmente, presencial, ficando mantida a possibilidade de oferta de componentes remotos apenas para professores impedidos de se vacinar por recomendação médica, com laudo médico validado pelo Comitê. Docentes aposentados que se mantenham em atividade e não desejem lecionar presencialmente também poderão trabalhar remotamente.

Regras

Com a volta, a Resolução reestabelece os módulos normais dos componentes curriculares, o que permite a oferta dos quantitativos totais de vagas vigentes antes da pandemia.

Além disso, fica suspenso o limite de tempo para permanência nos espaços da Universidade, permitindo o cumprimento regular da carga horária por docentes e técnicos, de acordo com as condições de trabalho nas unidades e órgãos

Até o início do próximo semestre, dirigentes de unidades e órgãos deverão solicitar à Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura as medidas de manutenção e adequação necessárias para a retomada da vida presencial em condição semelhante à existente antes da pandemia.

Outra mudança em relação ao semestre 2022.1 diz respeito ao uso de ar condicionado nas salas, que deverá ser permitido de modo contínuo durante o período de aula ou de expediente, com portas e janelas fechadas.

Ainda segundo a Ufba, em caso de nova onda da pandemia, a Resolução mantém a possibilidade de revisão das regras do próximo semestre pelo Conselho Universitário.

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.