Dia de São Jorge é comemorado em igrejas de Salvador neste sábado

Neste sábado (23), católicos comemoram o Dia de São Jorge, um dos mais populares do Brasil. Em Salvador, as localidades de Vila Ruy Barbosa e Vale dos Lagos têm igrejas dedicadas ao santo, conhecido popularmente como “guerreiro”, e o dia será marcado por homenagens.

A Comunidade São Jorge, da Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos), celebra o padroeiro às 17h, com missa festiva. A capela está localizada à Rua Procurador Nelson Castro 24, Condomínio Flamboyant.

Na Paróquia de São Jorge, em Vila Ruy Barbosa, as missas estão programadas para 8h, 13h e 18h – a última, será celebrada por Dom Walter Magno de Carvalho, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Salvador.

Este ano, não serão realizadas procissões, para evitar aglomerações e disseminação da Covid-19. Além disso, também não será distribuído o tradicional caruru, pelo mesmo motivo. Estas duas comemorações estão suspensas desde 2020, por causa da pandemia.

História de São Jorge

Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge aprendeu ainda na infância a acreditar em Jesus Cristo. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com a mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano. Aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que seria confirmado o decreto imperial, Jorge passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo.

Ao ouvir isso, o imperador mandou torturá-lo até que ele voltasse atrás, entretanto Jorge continuou firme e não fez o que o imperador queria. Insatisfeito, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.