Marinha emite alerta de mau tempo com ventos fortes de até 60 km/h no litoral da Bahia

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de mau tempo no litoral da Bahia, com ventos fortes de até 60 km/h (33 nós), entre as noites de sábado (16) e domingo (17).

Segundo a Marinha, a intensificação dos ventos deve atingir do norte de Caravelas ao sul de Salvador.

A Marinha informa que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço através da internet. Além disso, alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de irem ao mar.

Após um sábado (16) com chuva e ventos fortes, a previsão é que a situação se repita neste domingo (17).

De acordo com informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Defesa Civil Nacional, a partir da madrugada deste domingo, as chuvas devem se intensificar com risco para enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra.

Segundo a prefeitura de Salvador, até a manhã deste domingo, os maiores acumulados de chuvas no período de 24h foram registrados nos bairros de Mirante de Periperi (106,2mm), Itacaranha (98,8mm), Chapada do Rio Vermelho (94,4mm), Barbalho (88,2mm), Fazenda Coutos (87,4mm) e Cappelinha – Vila Picasso (83,6mm).

De acordo com Defesa Civil, até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.

A prefeitura da capital informa que o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. De acordo com o última previsão do órgão, divulgada no começo da noite, a tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo gradativamente de intensidade.

Ainda de acordo com o prefeitura, os moradores de regiões com mais chances de inundações devem manter-se informados sobre as condições meteorológicas. Além de outras como atenção com o descarte correto do lixo, proteção de documentos e objetos de valor, além da limpeza de telhados, calhas, condutores e canaletas para evitar entupimentos.

O órgão municipal também alerta para o desligamento da chave geral de energia das casas e dos registros de entrada de água e gás, em caso de necessidade.

Em casos de emergências, é preciso ligar para a Codesal através do número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. As ligações são gratuitas.

Por conta das chuvas, a Codesal permanecerá de plantão ao longo das 24 horas do dia. Os cidadãos também podem receber os boletins de alerta da Codesal pelo celular. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199. O serviço é gratuito.

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.