Presente coletivo para Iemanjá é entregue nas águas do Rio Vermelho, em Salvador

O presente coletivo para Iemanjá, orixá que é celebrado neste dia 2 de fevereiro, foi entregue nas águas da praia do Rio Vermelho, em Salvador. Este ano, por causa da pandemia, a celebração não contou com a participação popular.

Diferentemente dos anos anteriores, em que o presente costumava ser uma surpresa preparada pelos pescadores e revelada no dia, esse ano a oferenda foi mais simples. Preparada por pai Ducho de Ogum, o balaio recebeu flores, perfumes, espelho e muitas joias.

O presente saiu do terreiro por volta das 6h30 e foi transportada em carro aberto. Depois de passar pelas ruas do Engenho Velho da Federação até o Rio Vermelho, onde chegou às 7h30.

Todos os anos, o presente principal só é levado para a areia já no início da tarde. Nesta terça, ele desceu cedinho, sendo acompanhado por admiradores que estavam na balaustrada. O acesso à praia foi proibido, mas não impediu que os devotos vissem a homenagem à rainha do mar.

Os pescadores levaram o balaio ao mar pouco antes das 8h, acompanhados do povo de santo. Esse é o primeiro ano sem festa, desde que a celebração foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador.

fonte: G1

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *