Os portões abriram mais cedo, às 11h15, neste domingo (17), em Salvador, para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de abertura dos portões já havia sido antecipado pelo Inep para às 11h30, a fim de evitar possíveis aglomerações.
Ainda assim, alguns colégios da capital baiana abriram 15 minutos antes, como foi o caso do Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, e do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Boa Viagem.
A estudante Rebeca Menezes foi acompanhada do pai, Paulo Sá, para o local de prova. É a segunda vez que ela faz o exame, pois já havia participado como “treineira”.
“A expectativa é sempre alta, mas se não passar também está de boa”, comentou a estudante que vai prestar vestibular para arquitetura.
Quando questionado sobre o apoio à filha, Paulo Sá falou que era importante estar com ela em um momento como este. “Esse ano foi bem complicado por causa da pandemia”, afirmou o pai.
Para realizar a prova com tranquilidade, Rebeca Menezes levou bastante comida, água, álcool em gel, canetas e máscara extra.
Ainda segundo a estudante, foi tranquilo chegar no local da prova. “Eu cheguei antes, então [o trânsito] estava tranquilo, mas acho que já vai engarrafar”, concluiu.
Já em Feira de Santana, a cerca de 116 km de Salvador, houve congestionamento na Rua Artêmia Pires Freitas, no bairro do Sim, para ter acesso à Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC).
Apesar do trânsito lento, não tinha aglomeração de estudantes na porta da instituição.
Provas
Neste domingo (17), os estudantes terão 5h30 para escrever a redação e responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).
Já no próximo domingo (24), serão 5h para responder a mais 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
A partir das 15h30 o aluno pode sair do local da prova, mas sem o caderno de questões. Para levar a prova para casa, o estudante precisa ficar até às 18h30, neste domingo (17), e até às 18h, no dia 24.
fonte: G1