ACM Neto anuncia a volta de 100% da frota de ônibus

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou, na manhã desta terça-feira (27), a volta de 100% da frota de ônibus do transporte público nas estações de transbordo da capital, nos horários de pico. A medida já começa a valer nesta terça.

Segundo informações do prefeito, a frota dos ônibus será reforçada nas estações Pirajá, Lapa, Mussurunga e Acesso Norte, entre os horários de 5h30 às 8h30 e 16h30 às 19h30.

Reclamações de quem precisa usar o transporte público na capital baiana têm sido frequentes desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando a oferta de veículos do transporte público foi reduzida.

Por isso, segundo a prefeitura, a medida, que foi acompanhada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi tomada devido ao aumento para 60% do número total de passageiros que circulam pela cidade, em comparação ao período normal, fruto do avanço na retomada das atividades econômicas na capital baiana. A frota deverá ser ampliada novamente após o retorno das aulas.

Na quinta-feira (22), o prefeito de Salvador, ACM Neto, falou em entrevista à imprensa que 100% da frota de ônibus do transporte público de Salvador deveria ser retomada nos horários de pico. Na oportunidade, ele não citou datas, mas disse que estava concluindo um acordo com as empresas de ônibus e o Ministério Público Estadual (MP-BA), para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O prefeito de Salvador também disse que vai seguir a decisão do governo do Estado e permitirá que eventos sejam realizados com até 200 pessoas na capital baiana.

“A prefeitura acolhe e acompanha o decreto estadual que altera o limite de pessoas em eventos. Vai ter reflexo em várias atividades como igrejas, circos etc. Vamos publicar decretos e protocolos”, ressaltou Neto.
Atualmente, a Estação Pirajá é a que conta com o maior número de linhas no horário de pico (43). Com essa mudança, a frota vai ser aumentada para 309, mesma quantidade ofertada antes da redução.

Conforme o prefeito, na Estação da Lapa, a frota aumentar de 37 para 259, nos dois horários de pico. O aumento da frota em Mussurunga vai ser de 25 para 165, e no Acesso Norte de 20 para 104.

ACM Neto também anunciou um reforço na oferta dos ônibus nas avenidas Suburbana, São Rafael e Silveira Martins, com ações táticas e direcionamentos específicos de frota, para melhorar o atendimento aos passageiros.

Também ocorrerá uma operação assistida com o uso de parte da frota de ônibus ociosa como frota reguladora da operação para emprego nas estações, acionada de acordo com a necessidade. No total, 1,9 mil ônibus estarão em operação nos horários de pico.

Renovação da frota
Durante a coletiva, ACM Neto também falou sobre a renovação da frota. De acordo com o prefeito, os ônibus novos devem começar a circular na cidade em dezembro deste ano.

“Ainda esse ano vai ocorrer o início da renovação da frota e vai continuar nos primeiros meses do ano que vem”, disse.

fonte: G1

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *