Lavagem Cultural dá inicio à programação do Carnaval no Pelourinho

Carros alegóricos, fanfarras, música e muita diversão tomaram as ruas do Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira (19), véspera da abertura oficial do maior carnaval de rua do mundo. Com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o festejo completa 30 anos em 2020. O cortejo saiu do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, e seguiu até o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho.

Durante o evento, o cantor Beto Jamaica, da banda É o Tchan!, e a cantora Mirella Bastos foram coroados o Rei e a Rainha da festa, respectivamente. “Essa lavagem faz parte da nossa história desde 1989. É uma honra ser coroado rei e poder participar disso aqui. Esperamos que, com essa abertura, o Carnaval seja de paz, música boa, alegria e diversidade. Que possamos abraçar o mundo, como fazemos todo o ano”, afirmou Beto Jamaica.

Homenageando as festas populares baianas, as Filhas de Ghandy marcaram presença junto com o grupo cultural Mascarados de Maragogipe, passistas e um bloco carnavalesco de Cachoeira.

A cada ano, a festa aumenta o número de foliões, proporcionando um momento de confraternização e integração, tanto entre os funcionários da Funceb quanto entre baianos e turistas que queiram curtir. A professora Ivete Miranda chegou cedo pra ver a saída das fanfarras. “Eu não perco essa festa por nada. Ela é maravilhosa e eu venho todos os anos. O importante é se divertir e dançar. O Carnaval só está começando”, disse.

Tradição

A primeira Lavagem Cultural da Funceb ocorreu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. Desde então, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny Denan, Alinne Rosa, Ana Mametto, Xandy Avião, dentre outros.

fonte: secom.ba.gov.br

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *