Prefeitura e conselheiros comunitários vão intensificar ações nos bairros

Atenta à importância de inovar e qualificar ainda mais os serviços prestados pelo poder público municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, promove, durante toda esta sexta-feira (16), a primeira edição do Seminário para Conselheiros Comunitários de Salvador. A abertura oficial do evento, que reúne cerca de 100 pessoas, foi feita pelo prefeito ACM Neto no auditório do Subúrbio 360, em Coutos.

Também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e o secretário das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, dentre outros gestores. Na ocasião, o prefeito destacou a importância do papel dos conselheiros comunitários na administração municipal e a necessidade do trabalho de interlocução entre a administração municipal e as localidades.

“O trabalho de descentralização promovido pela Prefeitura desde 2013 tem se tornado um modelo para o país, por ser voltado para a participação das pessoas e por levar a gestão para perto dos problemas. Neste momento, é necessário oxigenar esse trabalho, intensificando ainda mais o relacionamento com a população e a realização dessas ações. Ao contrário das administrações anteriores, os últimos 16 meses da gestão será de serviços e obras a pleno vapor”, afirmou ACM Neto.

O momento também foi palco do anúncio da destinação de R$1 milhão para cada uma das dez Prefeituras-Bairro – recurso que deverá ser aplicado em intervenções prioritárias nas localidades e que não coincidam com indicações de emendas parlamentares ou previstas no Planejamento Estratégico municipal. O levantamento e a análise dessas intervenções devem ser feitas em conjunto entre os conselheiros e líderes comunitários, além das coordenações das Prefeituras-Bairro.

Além disso, está sendo elaborado o projeto de um grande centro de serviços que vai reunir, em um mesmo local, as atividades da Prefeitura-Bairro, do Distrito Sanitário de Saúde (DS) e da Gerência Regional de Educação (GRE). Pau da Lima deverá ser a primeira região a receber esse tipo de estrutura.

“O conselheiro é um verdadeiro elo entre as ruas do bairro e a prefeitura de Salvador. Ele tem o papel de, junto às sedes das Prefeituras-Bairro, identificar questões que podem ser melhoradas nas comunidades. O seminário visa promover, de forma mais ativa e direta, a participação dessas pessoas na gestão municipal”, salientou Luiz Galvão.

Programação – A programação também englobou visitas guiadas às obras do novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, e do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), na Avenida Bonocô, ocorridas no turno da manhã. A tarde foi destinada ao treinamento sobre análise e percepção de riscos de áreas vulneráveis, além de uma roda de conversa.

Francisco Pires, líder comunitário de Novo Arvoredo, no bairro de Tancredo Neves, aprovou a realização do seminário. “Parabenizo essa iniciativa por valorizar o nosso trabalho com as comunidades, principalmente as mais carentes. Hoje, se os moradores abraçam e aceitam as ações é porque está sendo feito um trabalho sério e valorizado pela gestão”, destacou.

fonte: comunicacao.salvador.ba.gov.br

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *