7ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ITAPARICA

Nesta última segunda-feira (22), ocorreu a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que trouxe o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, organizada pela Prefeitura de Itaparica, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, no Centro de Convenções do Grande Hotel Sesc Itaparica.

A cerimônia de abertura foi iniciada com apresentação do grupo de dança “Um Grito de Liberdade”, formado por estudantes da Escola Municipal Raimundo Sacramento, situada no Distrito de Bom Despacho. A Prefeita Marlylda Barbuda, acompanhada da Secretária de Saúde Stela Souza, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jamile de Oliveira, compuseram a mesa solene, juntas ao vice-presidente da câmara de vereadores, Zezinho de Zizar e do Diretor de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, Cristiano Sóster, que na ocasião, proferiu uma palestra magna com o tema da conferência. No evento estiveram presentes os vereadores, Nixon Sacramento e Naiane Souza.

A ação teve a participação democrática dos usuários do Sistema único de Saúde – SUS, dos trabalhadores da saúde, dos membros do Conselho Municipal de Saúde (titulares e suplentes), representantes da gestão e prestadores de serviço. Os delegados/as eleitos, durante as pré-conferências realizadas em nove comunidades do município, entre os dias 15 e 16 de abril, também fizeram parte da conferência. As propostas definidas nas pré-conferências foram avaliadas, priorizadas e escolhidas pelos delegados presentes para serem encaminhadas para 10ª Conferência Estadual de Saúde, tendo como base os eixos temáticos: Saúde como Direito/Saúde como Direito Universal; Consolidação do SUS; Financiamento do SUS.

Durante a plenária final, os delegados elegeram os representantes, por segmento, que participarão da 10ª Conferência Estadual de Saúde, além de aprovarem as proposições defendidas pelos quatro delegados eleitos pela 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itaparica, na etapa estadual.

fonte: facebook/prefeituraitaparica

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *