Homenagens a Iemanjá começam na sexta-feira (1º)

As celebrações em homenagem a Iemanjá, em Salvador, começam na manhã de sexta-feira (1º), no Rio Vermelho, com a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes para a Rainha do Mar. Os presentes podem ser deixados ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana, a partir das 7h.

A tradicional festa ocorre no sábado (2). No entanto, as celebrações se iniciam na véspera. A programação contará também com devotos que saúdam Oxum, orixá das águas doces, no Dique do Tororó, durante a madrugada.

A procissão para a entrega do presente no mar está prevista para a tarde do sábado, no Rio Vermelho.

A festa é marcada por apresentações de grupos culturais de dança e música pelas ruas do Rio Vermelho, que ficam tomadas por devotos e admirados da Rainha do Mar, que, normalmente, vestem azul e branco para homenageá-la. O mar tomado de rosas, principalmente as brancas, as preferidas de Iemanjá, também é uma característica da festa.

À tarde, bares e estabelecimentos situados no Rio Vermelho promovem eventos e oferecem pratos diversos, principalmente a tradicional feijoada.

Confira a programação:
Sexta-feira (1°)

7h – Abertura do Caramanchão
Sábado (2)

2h30 – Devotos saúdam Oxum, orixá das águas doces, no Dique do Tororó.
5h – Alvorada de fogos de artifício marca a chegada do presente principal ao Rio Vermelho.
Durante todo o dia, uma enorme fila se forma para a entrega dos presentes.
15h30 – Procissão para a entrega do presente no mar (que é mantido em segredo pela colônia de pescadores) e dos cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores.
18h – Encerramento da festa. Entretanto, a parte profana segue até as 22h.

fonte: G1

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *