Com Ba-Vi marcado para o dia 10 de fevereiro, tabela do Baianão 2019 é divulgada

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela do Campeonato Baiano 2019. A competição será iniciada no dia 19 de janeiro, com a partida entre Bahia de Feira e Jacuipense, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. No dia seguinte, o Bahia visita o Fluminense de Feira. Como tem compromisso pela Copa do Nordeste no dia 19, o Vitória só fará a partida de estreia na semana seguinte, contra o Vitória na Conquista, no Barradão.

Rodada de estreia do Campeonato Baiano 2019

Data Horário Partida Local
19/01/2019 16h Bahia de Feira x Jacuipense Arena Cajueiro
20/01/2019 16h Fluminense de Feira x Bahia Joia da Princesa
20/01/2019 16h Jequié x Jacobina Waldomiro Borges
20/01/2019 16h Juazeirense x Atlético Alagoinhas Adauto Moraes
24/01/2019 16h Vitória x Vitória da Conquista Barradão

O Ba-Vi válido pela primeira fase do estadual será realizado no dia 10 de fevereiro, na Arena Fonte Nova. A etapa inicial da competição será finalizada no dia 17 de março.

Assim como em 2018, o estadual terá uma primeira fase em pontos corridos, seguida de semifinais e final realizadas em jogos de ida e volta. Nas semifinais e na final, os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, a decisão se dará na disputa de pênaltis.

As partidas da final contarão com o auxílio do Árbitro de Vídeo (VAR). Segundo a FBF, o sistema não poderá ser adotado em outras partidas por conta da necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado.

Apenas a equipe de pior campanha na primeira fase será rebaixada para a Segunda Divisão estadual. O campeão do Baianão 2019 garante vaga para a Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga será do clube melhor classificado no ranking nacional de clubes divulgado pela CBF no final da temporada 2019. Já a terceira vaga, da Pré-Copa do Nordeste, será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.

As vagas da Copa do Brasil ficarão com campeão, vice-campeão e 3º colocado do estadual do próximo ano. O Baianão também dará duas vagas para a Série D aos clubes melhores colocados da competição, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Quarta Divisão nacional será do campeão da Copa Governador do Estado.

fonte: G1

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *