ENTREGA DAS OBRAS DE RESTAURO DE TERREIRO TOMBADO COMO PATRIMÔNIO NACIONAL EM NOSSO MUNICÍPIO

Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeita Marlylda Barbuda participou da cerimônia de entrega das obras de restauro do terreiro Omo Ilé Agboulá, que foram realizadas através de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia – UFBA e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Considerado o primeiro espaço de culto aos egungun (ancestrais africanos masculinos) e tombado desde 2015 como Patrimônio Cultural Brasileiro, o terreiro está situado no Alto da Bela Vista, em Ponta de Areia.

Durante a cerimônia, Arany Santana, secretária de Cultura do Estado – Secult-Ba e João Carlos de Oliveira, diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, assinaram as notificações de abertura de processo de tombamento dos terreiros Omo Ilé Agboulá e do TunTun Olukutun como Patrimônios Culturais Materiais do Estado.

Também estiveram presentes na solenidade o Alagbá Balbino de Paula, responsável espiritual pelo terreiro, a Presidente do Iphan Kátia Bogéa, acompanhada da representante da Superintendência do Iphan na Bahia, Flor-de-Lis Dantas e Cardoso, além do professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Fabio Velame. A comunidade da religião de matriz africana prestigiou a celebração, junto aos secretários e servidores municipais.

Na oportunidade, a Casa Omo Ilé Agboulá comemora o aniversário de existência com o seminário “85 Anos de Resistência: Tradição, Preservação e Memória Ancestral”, que acontece amanhã (24). O evento visa à promoção do debate entre agentes públicos, comunidade religiosa e acadêmica sobre a preservação do Patrimônio Cultural dos terreiros.

fonte: facebook/prefeituraitaparica

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *